Três práticas simples para evitar reclamatórias trabalhistas em sua empresa

Jul 11, 2024
Este conteúdo poderia focar em orientações técnicas, mas entendemos que as áreas jurídicas, leis e obrigações já nos explicam claramente o que pode impactar e gerar uma ação trabalhista por parte de um colaborador. Queremos trazer hoje como elemento central a experiência do funcionário, e de como a falta desse olhar mais “humano” pode acabar gerando sentimentos negativos, que fogem ao que uma área de Gestão de Pessoas quer proporcionar à Jornada do Colaborador. Assim, trazemos algumas posturas, que podem e devem ser implementadas desde o primeiro contato da Jornada do Colaborador até o último. Vamos lá? 1) Dedique tempo de qualidade para ingressar o novo colaborador (Onboarding) Quando uma pessoa ingressa em um novo ambiente é imprescindível que ela sinta a importância da sua chegada, que ela entenda o que é esperado dela e - principalmente - que ela inicie um processo de adesão e pertencimento àquele local. Ações práticas para isso podem passar desde um treinamento de integração, até um momento de conversa da liderança em que o objetivo seja ler o Perfil do Cargo e suas expectativas de entrega, registrando combinados e desde já criando um ambiente de troca e de escuta. No Fluid, essa etapa é a primeira que ocorre na Jornada do Colaborador dentro da plataforma, e ocorre de forma prática, intuitiva e pode ser acompanhada e registrada tanto no desktop, quanto no mobile através nosso aplicativo Fluid. 2) Crie um ambiente saudável de convívio entre as pessoas As relações podem ser desafiadoras no dia a dia com a pressão de entregas, trabalhos e prazo, isso já sabemos. No entanto, é imprescindível que a empresa reflita sobre essas interações, criando mecanismos para fomentar a cultura de humanização. Ou seja, momentos de confraternização, reconhecimento de conquistas, espaços propícios para refeições e descanso são investimentos que proporcionam um ambiente agradável, que gera boas conexões tanto entre colegas, quanto na relação com as lideranças. 3) Gerencie o processo de desligamento (Offboarding) com sensibilidade Pode parecer um detalhe, mas a forma com que é conduzida a notícia de um desligamento faz toda diferença. Uma conversa franca, com reais detalhamentos da tomada de decisão pelo desligamento, permite também que o colaborador expresse suas opiniões de tudo que vivenciou no tempo da sua Jornada e forneça feedbacks para a empresa poder melhorar seus processos. No Fluid, a entrevista de desligamento é estruturada da forma que a empresa entender necessária, com perguntas abertas ou fechadas, podendo ser enviada para o whatsapp do colaborador para que este responda. Caso você tenha tido experiências em que sua Jornada do Colaborador foi cativante, reflita de que forma isso impactou em um momento de mudança da sua carreira. São atitudes e condutas como essas listadas acima que registramos o legado que fica e que atitudes queremos ter a partir de uma saída.

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