Hoje em dia, com as novas gerações vendo o trabalho de um jeito diferente, os profissionais valorizam muito seus interesses e experiências pessoais fora do ambiente de trabalho. Eles investem tempo de qualidade para desenvolver essas habilidades, conhecidas como "mad skills".
Os recrutadores estão percebendo esses hobbies como qualidades positivas. Eles indicam que o candidato tem personalidade e sabe desenvolver seus interesses além da formação técnica e acadêmica, o que dá a ele habilidades emocionais e físicas variadas.
Durante uma entrevista, as perguntas sobre hábitos e hobbies podem dar ao recrutador uma maior noção sobre o comportamento do candidato, e “fugir” um pouco das perguntas técnicas fornece uma maior noção sobre capacidades ocultas, mas que podem vir a calhar em algum momento. Isso também pode ajudar a definir se essa característica representa uma boa aderência à cultura da empresa.
Claro, é interessante que o profissional avalie se para o contexto da empresa faz sentido que ele exponha aquela atividade, hobbie ou experiência que ele costuma praticar. Mas de forma geral, atividades como voluntariado, por exemplo, exigem compromisso, comunicação com diversos públicos e empatia. Ou seja, essas habilidades extraordinárias passam, em algum nível, pelas “soft skills”, e ajudam os profissionais a aplicarem essas características no dia a dia da empresa.
É interessante pensar nesta tríplice de soft, hard e mad skills e como elas se aplicam no mercado de trabalho. As hard skills requerem um aprimoramento constante e estudo teórico aprofundado para que o profissional se mantenha atualizado. As soft skills se referem ao comportamental e a aderência à cultura da empresa. Já as mad skills são as habilidades complementares, que demonstram o interesse por parte do profissional no seu autodesenvolvimento, e indicam um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Por isso, convidamos você a registrar um curso complementar que tenha feito, ou ainda, uma atividade de desenvolvimento relacionada à um hobbie que esteja praticando na plataforma Fluid State e dar mais um passo no seu autodesenvolvimento!