
Você já sabe que na abordagem fluida de carreira não existe o "dia internacional da avaliação". O modelo mental do Fluid State proporciona que as partes (gestor e colaborador) conversem sempre que sentirem necessidade, lembrando que esta conversa pode ser feita de maneira formal (1:1) ou num papo mais descontraído.
E o que caracteriza uma "necessidade", sob o viés da gestão da performance?
:: Necessidade pode ser um ELOGIO: reconhecer que a pessoa fez uma entrega diferenciada ou demonstrou uma skill num estágio avançado, aportando dados e fatos que tornem claro que o profissional está no caminho certo. Além de reforçar a estima, um elogio colocará combustível para que a pessoa siga acertando e agregando valor à sua trajetória de carreira.
Exemplos:
- "Joana: parabéns pela sua disponibilidade em ajudar seus colegas".
- "Alberto: muito boa sua negociação de ontem com o cliente x".
:: Necessidade pode ser um FEEDBACK DE MELHORIA: deixar claro que alguma postura comportamental (soft skill), conhecimento técnico (hard skill) ou entrega está abaixo daquilo que foi acordado como expectativa na jornada de onboarding trará a consciência de que o profissional precisa seguir evoluindo. Além da conversa que aportará um feedback com evidências, é mandatório que gestor e colaborador pactuem uma ação de desenvolvimento que irá dar tração ao desenvolvimento daquilo que precisa melhorar. Somente o registro de uma AD (ação de desenvolvimento) fará com que a pessoa saia do ponto A para o B, pois, além da relevância do feedback em si, ações e prazos contratados estarão a serviço do acompanhamento da execução das combinações feitas.
Exemplos:
- "Acompanhar a colega Mariana na operação do equipamento x para desenvolver o conhecimento y e a habilidade z"; prazo: 31/10/2021.
- "Assistir o conteúdo sobre o assunto x que está disponível no canal y e depois usar estes ensinamentos para revisar o procedimento x"; prazo 30/11/2021.
Simples assim!
Por fim, em algumas situações específicas a liderança poderá sentir necessidade de fazer algum registro desta conversa de monitoramento, visando lembrar futuramente daquilo que foi dito ao colaborador. São comentários que servirão de âncora para resgatar históricos e/ou servir de dados de fatos que reforcem as próximas conversas 1:1, sem que exista a criação de uma AD. Para isso, o Fluid oferece, ao final da rodada de monitoring, um campo para este tipo de registro.
Exemplos:
- "Reforcei para o Mário que é sempre necessário levar impresso para o cliente o documento x, pois ele faz parte do nosso protocolo de atendimento".
- "Comentei para a Rosane que ela não pode mais esquecer de usar o EPI quando que for até o ambiente fabril".
Importante sublinhar que os registros destes comentários não criam nenhuma pegada digital na plataforma que fique associada à elogio ou ação de desenvolvimento. É apenas um campo texto que ficará disponível na timeline da jornada do colaborador.
Ótimas jornadas fluidas por aí!